TERRAS POTIGUARES NEWS

TERRAS POTIGUARES NEWS
COM 81 BLOGS E MAIS DE 5 MIL LINKS, CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON, JULLYETTH E JÚNIOR

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

OSCAR SCHMID, 1º ATLETA OLIMPICO POTIGUAR


OSCAR DANIEL BEZERRA SCHMIDT, natural de Natal-RN, nascido no dia 16 de fevereiro de 1958. Maior nome do basquete masculino Brasileiro. Filho de oficial da Marinha, Oscar Daniel Bezerra Schmidt nasce na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte, e aos 13 anos vai para Brasília, onde começa a jogar no clube Unidade Vizinhança.
     Em 1974 muda-se para São Paulo, treina no infantil do Palmeiras e em seguida chega à seleção juvenil. Em 1977 é eleito o melhor pivô sul-americano da categoria e é convocado para a seleção principal de basquete, campeã sul-americana daquele ano e medalha de bronze no Mundial das Filipinas em 1978.
       Transfere-se então para o Clube Sírio Libanês, no qual conquista, em 1979, um dos títulos mais importantes de sua carreira: a Copa William Jones, espécie de campeonato mundial interclubes. Participa de todas as Olimpíadas entre 1980 (Moscou) e 1996 (Atlanta).
       Não ganha nenhuma, mas termina como cestinha em três delas. Em Seul (1988) faz 338 pontos, 55 numa só partida, estabelecendo um recorde em jogos olímpicos. Atua por 11 anos na Itália, batendo dois recordes: 13 957 pontos na liga local e 66 numa só partida, jogando pelo Fernet Branca (Pavia).
      Tem passagem pelo Forum, de Valadolid (Espanha), e pelo Corinthians, de São Paulo, no qual obtém seu sétimo título nacional. É o segundo maior cestinha da história mundial do basquete, com mais de 42 mil pontos.
        Em 1997 torna-se secretário municipal de Esportes de São Paulo e em 1998 candidata-se ao Senado pelo Partido Popular Brasileiro (PPB), mas não consegue eleger-se. Em junho de 1999 fecha contrato de três anos com o Flamengo, do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

STPM JOTA MARIA

STPM JOTA MARIA
HONESTIDADE, HUMILDADE E SINCERIDADE

Quem sou eu

Minha foto
AMO A MINHA TERRA POTIGUAR E ESPECIALMENTE A CIDADE DE MOSSORÓ

CONTADOR DE VISITA

contador gratuito